11 de abr. de 2008

JOVEM - UMA FORÇA QUE VEM DE DEUS


"Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade."
(I Tm 4,12).


Alguns jovens que responderam com fé ao amor de Deus:

José filho de Jacó (1/3 do livro do Gênesis é dedicado à vida dele. Um jovem que soube passar por turbulências sem perder a fé. Resgatou os laços familiares perdidos na história de Caim e Abel, amando e perdoando seus irmãos que o venderam como escravo. Salvou o seu povo do flagelo da fome).

Davi (o mais novo filho de uma família de 8 irmãos, ainda jovem salvou seu povo matando o gigante Golias. Tornou-se um grande guerreiro e depois o mais respeitado rei de Israel. É o homem que mais vezes é mencionado na Bíblia).

Ester (por sua coragem, determinação e intercessão junto ao rei, e principalmente junto a Deus, salvou seu povo de um massacre).

São Marcos (jovem evangelista que andou, aprendeu e escreveu os ensinamentos de Jesus narrados por São Pedro e São Paulo. Grande discípulo pregou a palavra e foi perseguido até o fim por suas convicções Cristãs).

Timóteo (companheiro de viagem de São Paulo, ainda bem jovem se converteu ao Cristianismo. Foi uma pessoa de confiança entre os apóstolos e passou por muitas provações na sua caminhada evangelizadora).

São Paulo (Grande pregador e apóstolo de Jesus. Perseguiu os Cristãos, mas se converteu depois de um encontro pessoal com Jesus ressuscitado. Foi grande entre os grandes, e não mediu esforços para levar a palavra de Deus a vários lugares: Grécia, Macedônia, Jerusalém, Ásia menor, parte da Europa).

São João - Evangelista (único discípulo de Jesus que mesmo sendo muito jovem ficou com Ele até a Sua morte na cruz. Acolheu Maria e escreveu o evangelho de uma forma diferente e reveladora, além das cartas e do Apocalipse).

Maria (Nossa Senhora foi obediente e firme em sua missão desde o começo, quando deu o seu sim a Deus com apenas 15 anos, aproximadamente. Porta do Céu, Mãe da Fé, Primeiro Sacrário, Arca da nova e definitiva Aliança, Mãe de todos nós. Uma menina cheia de Graça, que viu de pé seu "menino" dar todo o sangue, sangue que também veio dela, para lavar nossos pecados).

Fora da sagrada escritura temos uma infinidade de outros jovens:

São Francisco de Assis (já estava à frente de uma ordem aprovada pelo Papa, a Fraternidade dos irmãos menores, com apenas 28 anos).

Santa Clara (também muito jovem deixou tudo para seguir a Deus. E ainda muito nova já coordenava um grupo de jovens caridosas).

Os exemplos se multiplicam até os dias de hoje. O jovem é uma força indispensável para a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que por sinal, também era jovem. O Corpo de Cristo, que é a Sua Igreja, sempre utilizou dessa força. Por isso São João ressaltou:

"Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno." (I Jo 2,14)